O babalorixá Anderson de Oxum mais conhecido por todos como Guru Anderson, deu início à sua vida espiritual na umbanda.
Anos depois passou a seguir o caminho do candomblé, onde conheceu o sacerdote babá Alabiy ifakoya do Ilê Asé Ifá Gbemiga Ajagunan Olá Fadaká, onde o sacerdote reconheceu que Guru Anderson era Àbíaxé e ele foi sacralizado e cumpriu com as suas obrigações espirituais de 7 e 14 anos e foi também consagrado como babalorixá filho de Oxum.
A partir daí Guru Anderson com a ajuda de amigos conseguiu abrir seu próprio Centro espírita em São Paulo, um local pequeno onde era usado para atendimentos e consultas com sua entidade.
Sendo filho da casa Ilê Asé Ajagunan Guru Anderson teve uma enorme mudança de vida e encontrou ali sua forte base espiritual para seguir seu destino. Guru Anderson incorpora a 29 anos uma entidade conhecida pelo nome de Dona Maria Padilha rainha das almas.
Anualmente no mês de maio dona Maria Padilha rainha das almas com a benção do sacerdote Baba Alabiy Ifakoya faz uma grande festa onde se comemora o aniversário dela em relação aos anos de incorporação no Guru Anderson.
Guru Anderson é filho de Oxum Opará e foi com a benção dela e de Dona Maria Padilha rainha das almas que ele conseguiu uma grande graça para um casal , que em gratidão deram ao Guru Anderson um Centro maior no qual hoje funciona o atual Asé ” ILÊ AXÉ OXUM OPARÁ” .
Na época conhecido por Pai Anderson ele teve uma visão que mudando o nome para Guru iria lhe trazer muita sorte, foi então que ele pediu a benção ao seu sacerdote baba Alabiy para mudar o nome para Guru , já que o lado esoterico falava mais alto e estava muito presente na vida dele.
Hoje Guru Anderson tem o seu lado místico mais aflorado, mas em momento algum deixou de lado suas raízes que é o candomblé.
Esse contato que ele tem com a natureza, vem da sua ligação e gratidão com os Orixás.
Ele encontrou no lado esotérico uma forma maior e mais abrangente de conquistar as pessoas.